Busca avançada
Ano de início
Entree

A influência da eutrofização no perfil de ácidos graxos dos fosfolipídios em peixes teleósteos de hábitos alimentares diferentes

Processo: 17/15662-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2018
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Fisiologia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Aline Dal Olio Gomes
Beneficiário:Victor Hugo Marques Lorenti
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/16320-7 - Impactos das mudanças climáticas e ambientais sobre a fauna: uma abordagem integrativa, AP.PFPMCG.TEM
Assunto(s):Reservatórios de água   Eutrofização   Peixes   Hábito alimentar animal   Ácidos graxos

Resumo

Em ambientes de clima temperado, a eutrofização é um processo que eleva os níveis de nutrientes dos reservatórios e consequentemente aumenta a proliferação de cianobactérias e clorófitas, táxons considerados pobres em ácidos graxos polinsaturados (PUFAs) n3, como EPA e DHA. Contudo, um estudo feito em reservatório hipereutrófico localizado na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), o reservatório Billings, demonstraram altas quantidades desses ácidos graxos em peixes carnívoros e onívoros. EPA e DHA são componentes importantes dos fosfolipídios, responsáveis pela regulação da fluidez das membranas biológicas, característica relacionada ao grau de insaturação dos PUFAs. Também participam de processos reprodutivos influenciando na qualidade dos ovos, desova e sobrevivência das larvas. EPA e ARA (ácido araquidônico), um PUFA da série n6, são importantes precursores de eicosanoides, uma classe de moléculas que atuam como hormônios parácrinos e no controle da inflamação e imunidade. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo investigar a influência da eutrofização de reservatórios no perfil de ácidos graxos dos fosfolipídios de membrana em espécies de hábitos alimentares diferentes provenientes de outro reservatório também eutrófico da RMSP, o reservatório Guarapiranga. Pretende-se entender se os resultados observados previamente no reservatório Billings poderão ser considerados como um padrão em reservatórios eutróficos tropicais, diferente do que é apresentado na literatura para ambiente temperado. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARQUES, V. H.; MOREIRA, R. G.; GOMES, A. D. Influence of tropical reservoirs eutrophication on the polyunsaturated fatty acid profile in Astyanax altiparanae (Pisces: Characidae). Science of The Total Environment, v. 717, MAY 15 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.