Busca avançada
Ano de início
Entree

Métodos de resolução para o problema integrado de empacotamento de peças irregulares e caminho mínimo de corte

Processo: 16/09476-6
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2016
Vigência (Término): 30 de setembro de 2017
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Pesquisador responsável:Franklina Maria Bragion de Toledo
Beneficiário:Larissa Tebaldi de Oliveira
Supervisor no Exterior: José Fernando da Costa Oliveira
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa : Universidade do Porto (UP), Portugal  
Vinculado à bolsa:13/25743-6 - Uma integração dos problemas de empacotamento de peças irregulares e do caminho mínimo de corte, BP.DR
Assunto(s):Problemas de corte e empacotamento   Processos industriais   Meta-heurística

Resumo

Presente em diversos processos industriais, o problema de empacotamento visa definir um plano de corte de objetos maiores para obter itens menores minimizando, frequentemente, a perda de material utilizado. O problema de empacotamento de peças irregulares em faixas, estudado nesta pesquisa, tem como principal característica, e obstáculo, possuir itens irregulares. Após a determinação do plano de corte surge, em algumas indústrias, um segundo problema: a determinação do caminho mínimo de corte; e a solução do primeiro influencia fortemente a resolução do segundo. Dois modelos integrados de empacotamento e caminho de corte foram propostos e os resultados iniciais mostraram que é vantajosa sua resolução de forma integrada. Contudo, como ambos são problemas de difícil solução, o problema integrado é pelo menos tão difícil quanto os problemas isolados, logo apenas instâncias de pequeno porte foram resolvidas de forma exata. Neste projeto, o objetivo é propor matheurísticas para resolução dos modelos integrados. Os resultados serão comparados com os resultados obtidos através da resolução hierárquica dos problemas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, EVERTON FERNANDES; OLIVEIRA, LARISSA TEBALDI; OLIVEIRA, JOSE FERNANDO; BRAGION TOLEDO, FRANKLINA MARIA. Exact approaches for the cutting path determination problem. Computers & Operations Research, v. 112, DEC 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.