Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo proteômico da translocação subcelular de proteínas relacionadas ao desenvolvimento do câncer de mama

Processo: 15/08693-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2015
Vigência (Término): 31 de julho de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Química de Macromoléculas
Pesquisador responsável:Vitor Marcel Faça
Beneficiário:Camila de Souza Palma
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/09740-1 - Identificação e validação de assinaturas moleculares relacionadas à metástase do câncer através de análise proteômica detalhada e dirigida da transição epitelial - mesenquimal em adenocarcinomas, AP.JP
Assunto(s):Transição epitelial-mesenquimal   Proteômica   Transporte proteico   Neoplasias mamárias

Resumo

A localização subcelular de proteínas e o seu tráfico entre os subcompartimentos representam fatores fundamentais para a correta função das mesmas. A localização aberrante de proteínas contribui para a patogênese de diversas doenças humanas, entre elas o câncer. A associação de métodos de fracionamento celular e métodos proteômicos baseados em espectrometria de massas permitem tanto a localização quanto a quantificação de proteínas em diferentes subcompartimentos, assim como a medida de alterações temporais e dinâmicas na localização das mesmas em diferentes condições celulares. A correção da localização de proteínas relacionadas a doenças é, portanto, de grande interesse para a intervenção terapêutica e o estudo dessas alterações de localização em resposta a estímulos distintos representa uma importante ferramenta na identificação de biomarcadores para o câncer, entre eles o câncer de mama. Este é o tipo de câncer mais frequente entre as mulheres em todo o mundo. Mais de um milhão de novos casos e 500 mil mortes por ano torna o câncer de mama a principal causa de morte em mulheres entre 40-59 anos, sendo a sua metástase a responsável pela maioria das mortes. Assim, os métodos mais efetivos para a melhoria dos índices de morbidade e mortalidade relacionadas ao câncer são a detecção precoce, a prevenção e o tratamento da metástase. Um dos principais desafios no tratamento do câncer de mama é a identificação de biomarcadores confiáveis para a melhoria do diagnóstico precoce, triagem, predição de resultado, resposta terapêutica, toxicidade e identificação de novos alvos terapêuticos. Nesse contexto, este projeto objetiva avaliar alterações na localização de proteínas em linhagens de adenocarcinoma de mama induzidas ao processo de transição epitelial-mesenquimal, um fenômeno que ocorre naturalmente durante a embriogênese e reparo tecidual, e que está envolvido também na progressão e metástase do câncer, servindo como um modelo in vitro para a identificação de proteínas relacionadas ao desenvolvimento da doença. Para isso, serão utilizados métodos que combinam fracionamento subcelular e espectrometria de massas dirigida para análise quantitativa de proteínas envolvidas nos processos de transporte e translocação entre subcompartimentos. Com esta análise detalhada, pretende-se compreender o papel da alteração de localização subcelular na regulação de processos biológicos relacionados ao câncer de mama e identificar proteínas importantes para o processo de progressão e metástase da doença e que potencialmente sirvam como alvos para a inibição da metástase e/ou diagnóstico.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE CARVALHO, VINICIUS PEREIRA; GRASSI, MARIANA LOPES; PALMA, CAMILA DE SOUZA; ANGOTTI CARRARA, HELIO HUMBERTO; FACA, VITOR MARCEL; CANDIDO DOS REIS, FRANCISCO JOSE; POERSCH, ALINE. The contribution and perspectives of proteomics to uncover ovarian cancer tumor markers. TRANSLATIONAL RESEARCH, v. 206, p. 71-90, APR 2019. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PALMA, Camila de Souza. Avaliação de alterações proteômicas em diferentes modelos de indução da transição epitelial-mesenquimal (EMT) em células de adenocarcinoma de mama. 2018. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.