Busca avançada
Ano de início
Entree

Inventário da cena paulistana: antigos edifícios teatrais (de meados do Século XIX ao fim da Primeira República)

Processo: 13/22023-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de novembro de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Convênio/Acordo: Condephaat
Pesquisador responsável:Elizabeth Ferreira Cardoso Ribeiro Azevedo
Beneficiário:Conrado de Sousa Santos
Instituição-sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/51017-5 - Inventário da cena paulistana: antigos edifícios teatrais (de meados do século XIX ao fim da Primeira República), AP.R
Assunto(s):História do teatro   Memória cultural   Inventário   Edifícios para educação e cultura   Edificações   São Paulo (SP)

Resumo

O projeto pretende fazer um inventário inédito das edificações teatrais existentes na cidade de São Paulo a partir de meados do século XIX até o final da Primeira República. Tem-se indicação que, sobretudo, nas primeiras décadas do século XX, vários teatros foram construídos na cidade em função do crescimento da população que tinha no teatro uma importante forma de lazer. Edifícios como Teatro Santana, Teatro São Paulo, Teatro Variedades, Teatro Apolo, entre outros, precisam urgentemente ter sua história investigada. O levantamento de informações sobre estas e muitas outras edificações permitirá que se conheçam arquitetos e empreiteiros envolvidos no processo construtivo, averiguar estilos arquitetônicos, compreender a dinâmica dos equipamentos urbanos e, claro mapear as atividades teatrais na capital paulista, desde a identificação dos capitais investidos na atividade, as companhias acolhidas nesses espaços, os gêneros teatrais mais populares, as experiências de renovação teatral e muitos outros elementos que contribuirão imensamente para o melhor conhecimento desse período tão pouco estudado da história do teatro paulistano. As fontes de pesquisa para tal projeto serão basicamente: jornais e revistas publicados nesse período, almanaques, memórias de antigos habitantes e visitantes, crônicas, documentação oficial (cartorial), coleções de fotos existentes em acervos públicos e privados, bibliografia (escassa) sobre a história do teatro em São Paulo no período abordado, histórias da cidade de São Paulo. O projeto prevê a criação de uma base de dados no site do LIM CAC (Laboratório de Informação e Memória do Departamento de Artes Cênicas da ECA /USP) na qual ficarão disponíveis todas as informações arroladas, bem como as análises realizadas a partir dos dados obtidos. (AU)