Busca avançada
Ano de início
Entree

Alcalóides oxindólicos de Uncaria tomentosa: estudos biossintéticos e obtenção de análogos por biossíntese dirigida pelo precursor

Processo: 13/22609-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Apoio a Jovens Pesquisadores
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2014
Vigência (Término): 30 de junho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Adriana Aparecida Lopes
Beneficiário:Adriana Aparecida Lopes
Instituição-sede: Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Campus Ribeirão Preto. Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07349-9 - Alcalóides oxindólicos de Uncaria tomentosa: estudos biossintéticos e obtenção de análogos por biossíntese dirigida pelo precursor, AP.JP
Assunto(s):Alcaloides   Produtos naturais

Resumo

Produtos naturais e seus derivados representam uma das alternativas de sucesso na descoberta de novos fármacos. Entre algumas das principais abordagens para a diversificação da estrutura de um produto natural estão a semi-síntese e a biotransformação. Outra forma para se diversificar a biossíntese de produtos naturais está relacionada com modificações diretas ou indiretas no organismo produtor, através da adição de precursores não naturais no meio de cultura, abordagem chamada de biossíntese dirigida pelo precursor. Este projeto de pesquisa propõe o uso de biossíntese dirigida pelo precursor para a obtenção de análogos dos alcalóides oxindólicos pentacíclicos, que apresentam importantes propriedades antitumorais, utilizando micropropagação "in vitro" de Uncaria tomentosa (Rubiaceae). O meio de cultivo do vegetal será suplementado com diferentes análogos do triptofano, o precursor indólico importante da rota biossintética dos alcalóides oxindólicos pentacíclicos (AOP). Informações sobre a biossíntese dos AOP a serem modificados são de fundamental importância para conhecimento das rotas biossintéticas envolvidas. Dessa forma, estudos utilizando precursores enriquecidos, no caso 1-13C-D-glicose, são importantes para o conhecimento das rotas biossintéticas operantes, especialmente a rota terpenoídica, que pode ocorrer via mevalonato (MVA) e/ouvia da triose-piruvato (MEP). Todos os alcalóides análogos obtidos por biossíntese dirigida, assim como os naturais, serão submetidos à avaliação da atividade antitumoral e anti-inflamatória. Desta forma, este projeto tem como objetivo fundamental a implantação de uma nova linha de pesquisa interdisciplinar em Biossíntese no Departamento de Biotecnologia Vegetal da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). A consolidação desta proposta deverá ser alcançada mediante a utilização de biossíntese dirigida pelo precursor visando à obtenção de análogos dos alcalóides oxindólicos de Uncaria tomentosa, que serão avaliados em ensaios antitumorais e anti-inflamatórios visando ampliar as opções terapêuticas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOPES, ADRIANA A.; CHIOCA, BIANCA; MUSQUIARI, BRUNO; CREVELIN, EDUARDO J.; FRANCA, SUZELEI DE C.; FERNANDES DA SILVA, MARIA FATIMA DAS G.; PEREIRA, ANA MARIA S. Unnatural spirocyclic oxindole alkaloids biosynthesis in Uncaria guianensis. SCIENTIFIC REPORTS, v. 9, AUG 5 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.