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Acesso ao ensino superior e inclusão social: trajetória dos alunos egressos do Prouni

Processo: 13/18408-6
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Vigência (Início): 25 de novembro de 2013
Vigência (Término): 24 de maio de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Leticia Bicalho Canedo
Beneficiário:Paula Macchione Saes
Supervisor no Exterior: Charles Soulié
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : Université Vincennes Saint-Denis (Paris 8), França  
Vinculado à bolsa:12/20853-5 - Acesso ao ensino superior e trajetórias de egressos do Prouni, BP.MS
Assunto(s):Sociologia educacional   Acesso à educação   Projeto educacional   Inclusão social

Resumo

O presente projeto trata do Prouni - Programa Universidade para Todos-, instituído pelo Governo Federal em 2005. O Programa tem por objetivo conceder bolsas de estudo, integrais ou parciais, em cursos de graduação em instituições privadas de educação superior a estudantes que, enquanto bolsistas integrais, possam provar uma renda per capita familiar de três salários mínimos no máximo. Considerado uma das mais importantes políticas de democratização do acesso ao ensino superior, por conjugar inclusão à qualidade e mérito dos estudantes com melhores desempenhos acadêmicos, o programa é visto também como promotor da "inclusão social". No contexto dessas novas políticas de acesso à educação superior do governo federal, a pesquisa em pauta objetiva revisitar os debates sobre a noção de "inclusão social" a partir do acesso à universidade com base em entrevistas com os estudantes egressos do programa. Dessa maneira, pretende contribuir para futuras pesquisas sobre o impacto do Prouni nas políticas públicas voltadas para a progressão contínua da proteção social e, também, nas formas e sentidos que tomaram as dialéticas da inclusão/exclusão a partir desse Programa. A pesquisa está apoiada na revisão bibliográfica acerca dos trabalhos já realizados sobre o tema, em documentos governamentais, artigos de imprensa e discursos de seus promotores e adversários e, principalmente, em entrevistas com os estudantes egressos do programa, a fim de compreender as trajetórias percorridas por esses alunos após a conclusão do ensino superior. Assim, o estudo pretende ir além das percepções mais imediatas sobre sua nova vida como universitário, e em relação ao contato com colegas e professores, para pensar se o ingresso e a conclusão de um curso superior, realizado dentro do Prouni, foram efetivos nos mecanismos de inclusão social. (AU)