Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos estruturais da polimerização de microtúbulos e sua modulação pela ação de fármacos anticâncer

Processo: 13/11950-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 31 de agosto de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica Molecular
Pesquisador responsável:Adriano Defini Andricopulo
Beneficiário:Ricardo Nascimento dos Santos
Supervisor no Exterior: José Nelson Onuchic
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa : Rice University, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:10/06741-4 - Planejamento baseado na estrutura do receptor e do ligante de novos agentes quimioterápicos para o tratamento do câncer, BP.DD
Assunto(s):Modelagem molecular   Planejamento de fármacos   Microtúbulos   Química médica   Neoplasias

Resumo

Câncer é a denominação de um grupo de doenças devastadoras caracterizadas pelo crescimento e multiplicação descontrolada de células anormais capazes de invadir estruturas próximas e se espalharem em diversas regiões do organismo. Estas células malignas deixam de responder aos mecanismos de controle e defesa do organismo, duplicando-se continuamente de forma desordenada e originando os tumores. O panorama mundial devastador causado pelo câncer pode ser estimado levando-se em conta o número de 7,6 milhões de mortes no ano de 2008, representando 13% do total de mortes ocorridas em todo o mundo. Estima-se que o número de novos casos de câncer nos Estados Unidos em 2013 seja de quase 1,7 milhão. No Brasil essa doença é a segunda maior causa de morte, demonstrando a extrema importância do desenvolvimento de novos fármacos mais eficientes para o tratamento do câncer. Devido ao seu papel essencial na mitose, os microtúbulos, representam um alvo interessante para o desenvolvimento de fármacos anti-cancerígenos. Este projeto propõe uma colaboração científica entre o Laboratório de Química Medicinal e Computacional (LQMC) da Universidade de São Paulo (USP) e do Center for Theoretical Biological Physics do departamento Biosciences Research Collaboratived a Universidade Rice, para desenvolver pesquisas voltadas à elucidação dos mecanismos moleculares relacionados com a polimerização dos microtúbulos e sua modulação na presença de fármacos anticâncer. Estes estudos contribuirão para a formação científica do aluno com a introdução de técnicas computacionais modernas e bem estabelecidas pelo CTBP, como a Modelagem Baseada em Estrutura (SBM) e a Análise de Acoplamento Direto (DCA), e para o desenvolvimento de novos moduladores de microtúbulos mais eficientes a partir dos compostos já identificados no LQMC. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS SANTOS, RICARDO N.; MORCOS, FARUCK; JANA, BIMAN; ANDRICOPULO, ADRIANO D.; ONUCHIC, JOSE N. Dimeric interactions and complex formation using direct coevolutionary couplings. SCIENTIFIC REPORTS, v. 5, SEP 4 2015. Citações Web of Science: 29.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.