Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da rugosidade e deposição de corantes em resinas compostas para restauração de dentes posteriores submetidos a diferentes sistemas de acabamento e polimento e observação em microscopia eletrônica de varredura

Processo: 00/01792-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Aperfeiçoamento
Vigência (Início): 01 de maio de 2000
Vigência (Término): 30 de abril de 2001
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:José Roberto Lovadino
Beneficiário:André Figueiredo Reis
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Pigmentação   Resinas compostas

Resumo

O objetivo deste estudo será avaliar a rugosidade superficial e a deposição de corante na superfície de compósitos restauradores para dentes posteriores. Serão utilizados as seguintes resinas compostas: Z-250 (3M), Alert (Jeneric-Pentron), Solitaire (Kulzer), SureFil (Dentsply) e os seguintes sistemas de acabamento e polimento: Poli I e II (Kota), Ultralap (Moyco), Enhance (Dentsply), Politip (Vivadent), Pontas diamantadas F e FF (KG-Sorensen) e Pontas multilaminadas (Beavers Dental). Através da interação entre compósitos e agentes polidores serão formados 24 grupos experimentais (n=6). Após o acabamento e polimento, as amostras em compósito serão submetidas inicialmente ao teste de rugosidade superficial (Mitutoyo). O ensaio de deposição de corante será realizado com as mesmas amostras imersas em solução de azul de metileno 2% por 24 horas. As amostras serão trituradas e depositadas individualmente em tubos de ensaio contendo álcool etílico absoluto para dissolução do corante e a concentração será dada pela leitura de absorbância em espectrofotometria (Beckman). Serão realizadas fotomicrografias das regiões mais expressivas de cada grupo experimental. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
REIS‚ A.F.; GIANNINI‚ M.; LOVADINO‚ J.R.; AMBROSANO‚ G.M. Effects of various finishing systems on the surface roughness and staining susceptibility of packable composite resins. Dental Materials, v. 19, n. 1, p. 12-18, 2003.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.