Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo das águas superficiais na Bacia do Ribeirão Água Parada no município de Bauru - SP visando o abastecimento público

Processo: 10/14611-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 30 de junho de 2012
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Saneamento Ambiental
Pesquisador responsável:Jorge Hamada
Beneficiário:Luciene Gomes
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Abastecimento de água   Águas de superfície   Qualidade da água   Bacia hidrográfica   Ribeirão Água Parada   Bauru (SP)

Resumo

O DAE - Departamento de Água e Esgotos de Bauru - tem destacado com frequência o Ribeirão da Água Parada como futuro manancial de abastecimento público. O Água Parada, com uma bacia ocupando 395 km2, é afluente do Rio Batalha, manancial de destaque da Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos - UGRHI 16 - Tietê/Batalha. O Ribeirão tem suas cabeceiras localizadas em área urbana e periurbana, com crescente pressão de ocupação para diversas atividades. As microbacias formadoras desse ribeirão são ocupadas por bairros, chácaras com pastagens, reflorestamento de eucaliptos, sistemas prisionais, aterro sanitário, subestação de energia e aeroporto, distrito industrial, dentre outras formas de ocupação. Portanto, a qualidade das águas do Ribeirão Água Parada deve ser avaliada considerando os diferentes fatores influentes e em que nível os mesmos podem afetar as características de suas águas, no presente e no futuro, tendo como foco a viabilidade de uso desse manancial para abastecimento público. O objetivo principal da pesquisa é efetuar uma caracterização quali-quantitativa das águas do Ribeirão Água Parada e sua correlação com as formas de uso e ocupação do solo, que ocorrem e suas microbacias contribuintes mais críticas, bem como avaliar tendências para sua disponibilidade e viabilidade de uso. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GOMES, Luciene. Águas superficiais na bacia do Ribeirão Água Parada no município de Bauru-SP : potencial de utilização para o abastecimento público. 2012. 131 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Engenharia (Campus de Bauru). Bauru.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.