Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização e modelagem de propriedades reológicas de ligantes, de mástiques e de misturas asfálticas

Processo: 06/61108-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Apoio a Jovens Pesquisadores
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 30 de novembro de 2008
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Infra-estrutura de Transportes
Pesquisador responsável:Adalberto Leandro Faxina
Beneficiário:Adalberto Leandro Faxina
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/55835-6 - Caracterização e modelagem de propriedades reológicas de ligantes, de mástiques e de misturas asfálticas, AP.JP

Resumo

Os ligantes asfálticos modificados representam uma alternativa potencial na melhoria do comportamento mecânico das misturas asfálticas, porém peculiaridades do comportamento reológico desses ligantes, associadas ao desempenho da camada asfáltica, ainda não são perfeitamente conhecidas e controladas. O objetivo deste projeto é avaliar o comportamento mecânico de misturas asfálticas à luz de propriedades reológicas do ligante asfaltico e do mastique. Para isto, serão empregados dois recursos: (a) correlações estatísticas entre propriedades reológicas de ligantes asfálticos modificados, de mastiques e de misturas asfálticas densas e (b) modelagem estatística de propriedades de misturas asfálticas com base em propriedades reológicas dos ligantes asfálticos e/ou dos mastiques. Quatro ligantes asfálticos modificados e um cimento asfaltico de petróleo serão submetidos a ensaios de caracterização reológica, nos estados virgem e envelhecido. Com estes mesmos cinco ligantes, serão produzidos cinco mastiques, que serão também submetidos a ensaios de caracterização reológica, nos estados virgem e envelhecido. Cinco misturas asfálticas serão dosadas pelo método Superpave e corpos-de-prova moldados em compactador giratório serão submetidos a ensaios de monitoramento de propriedades mecânicas em dois equipamentos: um pneumático e outro hidráulico servo-controlado. Serão obtidas curvas-mestre dos ligantes asfálticos e dos mastiques, nas condições virgem e envelhecida, e também das misturas asfálticas, a fim de complementar a caracterização de propriedades reológicas desses materiais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FAXINA, ADALBERTO LEANDRO; FURLAN, ANA PAULA; PESSA FABBRI, GLAUCO TULIO. Rheological Behavior of Asphalt Rubber Binders Modified With Shale-Oil Residue and Polyphosphoric Acid. JOURNAL OF TESTING AND EVALUATION, v. 41, n. 5, p. 719-728, SEP 2013. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.