Busca avançada
Ano de início
Entree

A formação de formadores em exercício: contribuições e desafios de um programa de desenvolvimento profissional, via internet, no Portal dos Professores da UFSCar

Processo: 06/60739-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 31 de outubro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali
Beneficiário:Renata Portela Rinaldi
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação a distância

Resumo

O presente projeto visa desenvolver e avaliar um Programa de Desenvolvimento Profissional, via internet, no portal dos Professores da UFSCar (www.portaldosprofessores.ufscar.br) para formadores de professores em exercício, ou seja, os coordenadores pedagógicos, diretores de escola, assistente técnico pedagógico e supervisores de ensino em exercício nos anos iniciais do ensino fundamental. Trata-se de um projeto inserido na proposta "Programa de mentoria para professores das séries iniciais: implementando e avaliando, um contínuo de aprendizagem docente" (FAPESP/Proc.04/00160-9). A presente investigação objetiva analisar processos individuais e coletivos de aprendizagem profissional de formadores em exercício e as contribuições de um programa de desenvolvimento profissional via Internet para a atuação junto a sua comunidade escolar. O projeto se pauta em referências teóricas sobre formação de formadores; aprendizagem da docência; base de conhecimento; narrativas escritas; educação à distância: Marcelo, 2002; Vaillant, 2003; Mizukami et al, 2003; Shulman, 1987; Clandinin e Coneliy, 1994; Pesce e Brãkling, 2006; Belloni, 1999. Adota-se uma abordagem construtivo-colaborativa (COLE e KNOWLES, 1993) de pesquisa-intervenção e os principais instrumentos de coleta de dados serão: questionários, entrevistas on-line, protocolo de pensamento do formador, narrativas, portifólios digitais, diários reflexivos, elaboração de desenvolvimento de experiências de ensino-aprendizagem, casos de ensino, homepage etc. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RINALDI, Renata Portela. Desenvolvimento profissional de formadores em exercício: contribuições de um programa online. 2009. 240 f. Tese de Doutorado - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Centro de Educação e Ciências Humanas São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.