Busca avançada
Ano de início
Entree

Fisiologia da estivação em Pleurodema diplolistris (anura/leptodactylidae)

Processo: 06/52760-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 30 de junho de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Comparada
Pesquisador responsável:Carlos Arturo Navas Iannini
Beneficiário:Isabel Cristina Pereira
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:03/01577-8 - Causas e correlações da variação fisiológica: papel dos gradientes ambientais e comportamentais em diferentes níveis de organização, AP.TEM
Assunto(s):Anura   Metabolismo   Caatinga   Estivação

Resumo

A Caatinga é um ambiente árido, com índices pluviométricos baixos, ventos fortes e temperaturas altas. Neste ambiente são encontrados pelo menos 48 espécies de anfíbios que devido às condições ambientais podem utilizar entre outros mecanismos, da estivação como estratégia para sobrevivência. Aparentemente a estivação é desencadeada em resposta a diminuição da disponibilidade de recursos hídricos ou às altas temperaturas; promovendo a sobrevivência do organismo durante esta fase desfavorável, o que parece estar associado à importantes modificações nos processos bioquímicos em diversos tecidos. Este trabalho propõe um estudo sobre as modificações que ocorrem no nível celular durante o estado depressivo de Pleurodema diplolistris, utilizando uma abordagem integrativa, onde se possa combinar o trabalho de descrição das condições do microambiente utilizado pelos animais e suas condições fisiológicas, focando as alterações sazonais sobre diversos aspectos da fisiologia metabólica de indivíduos de Pleurodema diplolistris que ocorrem na região da Caatinga. Serão realizadas análises sobre a atividade de enzimas relacionadas ao metabolismo de carboidratos e de lipídeos, assim como sobre o armazenamento de substratos energéticos e a síntese protéica em animais na fase de estivação e durante a atividade, fase reprodutiva. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEREIRA, Isabel Cristina. Aspectos fisiológicos e ecológicos da estivação em Pleurodema diplolistris (Leiuperidae/Anura). 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.