Busca avançada
Ano de início
Entree

Advanced criteria for dynamic mesh adaption in computacional space weather forecasting

Processo: 16/50016-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2016 - 31 de outubro de 2018
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Fenômenos de Transportes
Convênio/Acordo: University of Southampton
Proposta de Mobilidade: SPRINT - Projetos de pesquisa - Mobilidade
Pesquisador responsável:Margarete Oliveira Domingues
Beneficiário:Margarete Oliveira Domingues
Pesq. responsável no exterior: Ralf Deiterding
Instituição no exterior: University of Southampton, Inglaterra
Instituição-sede: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/25624-2 - Desenvolvimento de modelagem multiescala para instabilidades locais não-lineares em Astrofísica e Geofísica Espacial, AP.R
Assunto(s):Clima espacial  Métodos numéricos  Magnetohidrodinâmica  Cooperação internacional 

Resumo

Este projeto contribui para um esforço de pesquisa em andamento em que se combinam duas técnicas numéricas de malhas adaptativas, que são utilizadas nas soluções de equações diferenciais parciais evolutivas, para aplicação em modelos numéricos de hidrodinâmica e magneto-hidrodinâmica. De maneira específica, emprega-se a metodologia de detecção de regularidade per técnicas de multirresolução com base na teoria wavelet com o uso da malha estruturada em blocos para a adaptatividade do programa computacional AMROC (ach5nirrio de inglês para 'Adaptive Mesh Refinement in Object-oriented C++"). O objetivo principal é o desenvolvimento de um modelo tridimensional paralelo dinamicamente adaptável em volumes finitos que permita simulações magneto-hidrodinâmicas de interesse do clima espacial, em que as 3xecuções ocorram de forma rápida e confiável. Neste projeto, modelos bi e tridimensionais para hidrodinâmica e para magneto-hidrodinâmica ideal de plasmas espaciais serão usados para testes do código atual e dos códigos melhorados, considerando a precisão e a eficiência computacionais. Posteriormente, outras configurações técnicas relevantes serão implementadas para estudos de instabilidades de plasmas que ocorrem no ambiente espacial. Durante as visitas propõem-se discussões cientificas e minicursos, além e um mini-simpósio em uma conferência internacional e urna oficina na Universidade de Southampton para discutir os resultados científicos obtidos e futuras colaborações. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOMINGUES, MARGARETE OLIVEIRA; DEITERDING, RALF; LOPES, MULLER MOREIRA; FONTES GOMES, ANNA KARINA; MENDES, ODIM; SCHNEIDER, KAI. Wavelet-based parallel dynamic mesh adaptation for magnetohydrodynamics in the AMROC framework. COMPUTERS & FLUIDS, v. 190, p. 374-381, AUG 15 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.