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Time tremors projeto convergente interativo

Processo: 12/51092-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Vigência: 01 de novembro de 2013 - 31 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Desenho Industrial - Desenho de Produto
Convênio/Acordo: ISTP Canada
Pesquisador responsável:Rachel Zuanon Dias
Beneficiário:Rachel Zuanon Dias
Pesq. responsável no exterior: Patrick Crowe
Instituição no exterior: Xenophile Media, Canadá
Empresa:Zuannon Projetos Visuais Ltda
Município: São Paulo
Assunto(s):Jogos  Jogos eletrônicos  Realidade aumentada  Interface usuário-computador 

Resumo

Os atuais dispositivos de interação com os games oferecem três formas de comunicação e experiência usuário-sistema: 1) interfaces tangíveis locais; 2) interfaces tangíveis móveis e 3) interfaces intangíveis ou gestuais. Este contexto revela um cenário limitado de interação usuário-sistema visto o potencial ainda pouco explorado de interação a partir das emoções do usuário e a partir de dispositivos vestíveis. Detecta-se um campo promissor de pesquisa aplicada à inovação no desenvolvimento de novas interfaces físicas para interação com games capazes de propiciar maior imersão ao usuário. Este projeto de pesquisa se propõe à investigação e desenvolvimento de: 1) ínterfaces neurobiométricas vestíveis para interação local e 2) interfaces vestíveis para interação móvel, compreendendo as etapas metodológicas: (h) revisão de literatura; (i) pesquisas experimentais; (j) desenvolvimento e implantação dos sistemas; (k) testes parciais; O) avaliações com usuários finais; (m) alterações projetuais; (n) pedidos de patente; (o) publicação dos resultados. Todas elas serão realizadas em colaboração entre os pesquisadores da OCAD University e da Universidade Anhembi Morumbi, e os profissionais da Xenophile Media e da luannon Soluções Integradas, a partir de distintas ações de integração. Almeja-se como resultados uma abordagem inovadora com o desenvolvimento de novas interfaces físicas para interação com games, capazes de propiciar maior imersão ao usuário. Aspira-se benefícios relacionados ao contexto do aprendizado, propiciando experiências lúdicas e motivadoras à aquisição de conhecimento, por meio do uso das interfaces propostas por este projeto de pesquisa. Prospecta-se impactos em outros mercados, além do contexto de jogos, como o de produtos para a indústria médica, do entretenimento, da comunicação móvel e, broadcast, em vista do vasto campo de aplicações que os produtos a serem desenvolvidos por esta pesquisa apresenta. (AU)