Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelos culturais, saberes pedagógicos, instituições educacionais. Portugal e Brasil, histórias conectadas

Processo: 09/07275-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Livros
Vigência: 01 de agosto de 2009 - 31 de julho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Marta Maria Chagas de Carvalho
Beneficiário:Marta Maria Chagas de Carvalho
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):História da educação  Brasil  Portugal 

Resumo

O livro é resultado de pesquisas desenvolvidas no âmbito de projeto de cooperação internacional CAPES/GRICES, sediado na Universidade de São Paulo e na Universidade de Lisboa. Ele se organiza em torno de dois eixos temáticos: O primeiro, Modelos pedagógicos: circulação internacional e apropriações locais - reúne artigos sobre modelos institucionais e iniciativas educativas - como universidades, universidades populares, asilos e escolas-oficina -, e sobre a circulação de modelos pedagógicos produzidos no âmbito de movimentos culturais como o filantropinismo ou o escolanovismo, destacando o papel do impresso na difusão desses modelos. O segundo eixo articulador - Escolas, modelo escolar e processos de escolarização: histórias, registros e memórias - ocupa-se de escolas e de processos de institucionalização escolar em Portugal e no Brasil, trazendo à cena representações da escola e abordando dispositivos modelizadores - como a Inspeção. (AU)