Busca avançada
Ano de início
Entree

EMU: Laboratório de Microscopia Fotônica Multimodal: projeto complementar para criação do laboratório sede do INCT-INFABiC

Processo: 09/54164-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa Equipamentos Multiusuários
Vigência: 01 de outubro de 2010 - 31 de março de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Hernandes Faustino de Carvalho
Beneficiário:Hernandes Faustino de Carvalho
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Biologia celular  Fotônica  Microscopia 
Publicação FAPESP:http://media.fapesp.br/bv/uploads/publicacoes/emu_bio_37.pdf
As informações de acesso ao Equipamento Multiusuário são de responsabilidade do Pesquisador responsável
Página web do EMU: Página do Equipamento Multiusuário não informada
Tipo de equipamento: Tipo de Equipamento Multiusuário não informado
Fabricante: Fabricante não informado
Modelo: Modelo não informado

Resumo

O objetivo deste projeto é adquirir equipamentos e acessórios a serem incorporados ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fotônica Aplicada à Biologia Celular (INFABiC), que será o primeiro laboratório de microscopia multimodal da América Latina, integrando técnicas modernas de microscopias baseadas em óptica linear e não linear. A estrutura sugerida é particularmente adequada para o estudo de fenômenos celulares, que podem ser acompanhados em seus aspectos bioquímicos, fisiológicos e biomecânicos, de forma não destrutiva e em tempo real. Para isso é importante integrar as diversas técnicas em análises simultâneas, coletando as informações relevantes do fenômeno sob investigação. O INFABiC disponibilizará ferramentas fundamentais para o entendimento dos processos celulares baseada num amplo conjunto metodologias fotônicas. Ele permitirá o desenvolvimento de pesquisas básicas, na fronteira do conhecimento, em diversas áreas, com potencial imediato de impacto sócio-econômico. Toda a comunidade envolvida na pesquisa em níveis tecidual, celular e sub-celular será beneficiada com a montagem desse laboratório. Trata-se de um laboratório com muitos equipamentos de grande porte que requer, para sua utilização eficiente, conhecimentos intensivos das áreas de óptica, fotônica e biologia celular. Isso significa que a única forma eficiente para a utilização de uma infra-estrutura como essa será compartilhando os conhecimentos nestas áreas, assim como a infra-estrutura associada, com nítido caráter multiusuário. O gerenciamento laboratório garantirá sua utilização pelo maior número possível de pesquisadores. Um dos resultados da criação desse instituto será a formação natural de uma rede de pesquisas multidisciplinar, com a divulgação das metodologias e aplicação em diferentes modelos biológicos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE THOMAZ, A. A.; ALMEIDA, D. B.; PELEGATI, V. B.; CARVALHO, H. F.; CESAR, C. L. Measurement of the Hydrodynamic Radius of Quantum Dots by Fluorescence Correlation Spectroscopy Excluding Blinking. Journal of Physical Chemistry B, v. 119, n. 11, p. 4294-4299, MAR 19 2015. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.