Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de relações de causa e efeito entre sinais neuro-eletricos multicanais

Processo: 99/07641-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 1999 - 31 de janeiro de 2002
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Biomédica - Bioengenharia
Pesquisador responsável:Luiz Antonio Baccalá
Beneficiário:Luiz Antonio Baccalá
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Potenciais de ação  Causalidade 

Resumo

Visa desenvolver e aplicar metodologias baseadas em séries temporais multivariadas para inferência de causalidade (determinação da direção do fluxo de informação e existência de realimentação) entre sinais neuro-elétricos determinando as conexões e estruturas ativas ao longo da dinâmica do processamento neural. Do conceito de causalidade de Granger (melhoria de predição de uma dada série temporal condicionada ao passado de outras séries temporais), far-se-á uso de modelos lineares de predição determinando seu domínio em neuro-eletrofisiologia sobretudo sinais de potencial de ação, servindo de base para o processamento e análise de sinais derivados de experimentos e fornecidos por colaboradores. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BACCALÁ‚ L.A.; SAMESHIMA‚ K. Overcoming the limitations of correlation analysis for many simultaneously processed neural structures. Progress in Brain Research, v. 130, p. 33-47, 2001.
BACCALA‚ L.A.; SAMESHIMA‚ K. Partial directed coherence: a new concept in neural structure determination. BIOLOGICAL CYBERNETICS, v. 84, n. 6, p. 463-474, 2001.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.