Busca avançada
Ano de início
Entree

Estabelecimento ex vivo e in vivo de novas propriedades quimiopreventivas de filtros solares

Processo: 19/16169-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2020 - 28 de fevereiro de 2022
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:André Rolim Baby
Beneficiário:André Rolim Baby
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cosmetologia  Fotoproteção  Epiderme  Protetores solares  Cromatografia líquida  Quimioprevenção  Raios ultravioleta 

Resumo

Embora haja metodologias muldialmente reconhecidas para avaliar a fotoproteção, os mecanismos de quimioprevenção aos danos gerados pela radiação ultravioleta (UV) não são integralmente contemplados. O ácido urocânico é um cromóforo encontrado na pele e tem sido apontado como importante mediador da imunossupressão e consequente carcinogênese induzida pela radiação UV, por meio da sua fotoisomerização, da forma trans para a forma cis. O desenvolvimento de um novo método que explore a investigação da isomerização do mesmo se faz necessária para elucidar possíveis mecanismos de proteção, ademais de permitir a avaliação de demais constituintes do estrato córneo (EC) humano na ausência/presença de substâncias fotoprotetoras. Considerando a importância dos filtros UV para proteção contra danos promovidos pela exposição solar e a elucidação do efeito destes na quimioprevenção, este projeto visa desenvolver e aplicar metodologia analítica ex vivo e não-invasiva, por tape stripping, para a determinação do perfil da interação de filtros UV constituintes do EC, a saber: ácido urocânico, histidina e ácido pirrolidona caroboxílico. Adicionalmente, o mesmo procedimento será utilizado para determinar a atividade antioxidante (antilipoperoxidativa) destes filtros solares e, assim, espera-se mapear e elucidar efeitos de proteção fotobiológica de filtros solares de diferentes espectros de absorção junto ao EC humano. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MOROCHO-JACOME, ANA LUCIA; FREIRE, THAMIRES BATELLO; DE OLIVEIRA, ANDRESSA COSTA; DE ALMEIDA, TANIA SANTOS; ROSADO, CATARINA; VELASCO, MARIA VALERIA ROBLES; BABY, ANDRE ROLIM. In vivo SPF from multifunctional sunscreen systems developed with natural compounds-A review. Journal of Cosmetic Dermatology, JUL 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.