Busca avançada
Ano de início
Entree

Superfluidez, emaranhamento e transições de fase quânticas em nanomateriais via Teoria do Funcional da Densidade e análises de espaços métricos

Processo: 19/15560-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2019 - 31 de outubro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Vivian Vanessa França Henn
Beneficiário:Vivian Vanessa França Henn
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Sistemas desordenados  Superfluidez  Emaranhamento  Teoria do funcional da densidade 

Resumo

Neste projeto propomos a construção, otimização e aplicação de funcionais da densidade para cálculos de DFT para a investigação de superfluidez, emaranhamento e transições de fase quânticas em nanomateriais. Espaços métricos e redes neurais artificiais serão usados para testar e otimizar funcionais da densidade. Iremos refinar a análise de espaços métricos e aplicá-la para o estudo de transições de fase quânticas em superfluidos exóticos e em outros fenômenos críticos em cadeias de spin. As relações entre emaranhamento e a fase superfluida exótica serão investigadas em nanoestruturas desordenadas. Exploraremos a intrínseca relação entre emaranhamento e susceptibilidade magnética, visando detectar emaranhamento em sistemas experimentais através da medição da susceptibilidade. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ARISA, D.; FRANCA, V. V. Linear mapping between magnetic susceptibility and entanglement in conventional and exotic one-dimensional superfluids. Physical Review B, v. 101, n. 21 JUN 26 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.