Busca avançada
Ano de início
Entree

Bomba centrífuga de suporte circulatório temporário pediátrico

Processo: 17/25233-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Vigência: 01 de outubro de 2018 - 30 de junho de 2019
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Biomédica - Bioengenharia
Convênio/Acordo: Secretaria de Governo do Estado de São Paulo
Pesquisador responsável:Mariana Maria Aparecida Pinto Hernandes
Beneficiário:Mariana Maria Aparecida Pinto Hernandes
Empresa:Mariana Maria Aparecida Pinto Hernandes
Município: São Paulo
Pesq. associados:Eduardo Guy Perpétuo Bock ; Tarcísio Fernandes Leão
Bolsa(s) vinculada(s):18/24367-4 - Bomba centrífuga de suporte circulatório temporário pediátrico, BP.PIPE
Assunto(s):Órgãos artificiais  Dispositivo de assistência circulatória  Doenças cardiovasculares  Hemólise 

Resumo

As doenças cardiovasculares são a principal ameaça à saúde na sociedade ocidental contemporânea. Este fato se mostra em números alarmantes de morbidade, mortalidade e letalidade quando associadas a outras doenças. Entretanto, sua incidência não está relacionada exclusivamente ao estilo de vida moderno, sedentarismo, estresse, tabagismo e alimentação inapropriada; as doenças cardiovasculares podem ser congênitas e atingirem recém-nascidos, crianças e adolescentes. Entre os diversos estágios de evolução das doenças cardiovasculares, a Insuficiência Cardíaca é uma síndrome clínica associada ao avançado comprometimento das funções hemodinâmicas. Nestas condições, o coração se torna incapaz de manter essas funções em níveis fisiológicos e necessita de suporte circulatório mecânico para manter a vida dos pacientes. Os Dispositivos de Assistência Ventricular (DAV) são bombas de sangue que possibilitam um tratamento de recuperação dos pacientes (ponte para o tratamento) ou mantém sua estabilidade clínica enquanto aguardam por um doador (ponte para transplante). Nesta proposta, será realizada a Análise de Viabilidade Técnico-Científica de um Dispositivo de Assistência Ventricular centrífugo paracorpóreo de dimensões reduzidas para ser utilizado em crianças com insuficiência cardíaca grave, como suporte circulatório de curto e médio prazo. As características geométricas desta bomba serão determinadas por simulações numéricas computacionais de análise do escoamento no interior do rotor centrífugo. Protótipos físicos serão construídos para o estudo dos processos de fabricação e montagem do DAV. Ensaios de desempenho hidrodinâmico e durabilidade em bancada serão utilizados para a validação do projeto e das simulações. Testes com sangue serão realizados para avaliar a hemólise no interior do DAV, confirmando sua Viabilidade Técnico-Científica. Durante a segunda fase, no Desenvolvimento da Proposta de Pesquisa, a empresa será constituída e buscará apoio financeiro externo para o projeto do produto, da cadeia de suprimentos, do sistema de produção e da sua comercialização. Nesta fase, serão realizados testes "in vivo" animal e avaliação clínica em pacientes. Sendo um produto sem concorrência no mercado nacional, esta proposta foca na qualidade e confiabilidade desde os primeiros desenhos para assegurar a competitividade com seus análogos importados. A aceitação pela comunidade médica depende desses resultados. Diante da estreita relação com o meio acadêmico das áreas médicas e de engenharia, a empresa que será criada com essa proposta terá o potencial de ser um núcleo de inovação e desenvolvimento tecnológico na área de cardiologia no estado de São Paulo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUZA, ROGERIO LIMA; CHABU, IVAN EDUARDO; DA SILVA, EVANDRO DRIGO; PAZIN DE ANDRADE, ARON JOSE; LEAO, TARCISIO FERNANDES; PERPETUO BOCK, EDUARDO GUY. A strategy for designing of customized electromechanical actuators of blood pumps. ARTIFICIAL ORGANS, SEP 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.